filtrar a listagem:

Cursos ENSUR

Presencial

Contabilidade Pública Municipal no contexto das NBCASP

Inscrições abertas
períodoPeríodo de Realização do Curso:
12/05 a 14/05/2014
modalidadePresencial
local de realizaçãoRua Buenos Aires, n° 19 - Centro/Rio de Janeiro/RJ
carga horária21 horas
investimentoR$ 840,00
Formas de Pagamento:
Boleto bancário, até uma semana antes do início do curso, com 10% de desconto.
3x sem juros ou em até 18x no cartão de crédito.
Entidades associadas ao IBAM, 20% de desconto.
vagas25
informações sobre o curso

APRESENTAÇÃO: A partir do exercício de 2014 os Municípios, de forma geral, aplicarão as chamadas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público – NBCASP –, o que implica os dois seguintes tipos de organização: Administrativa, cuja concepção releva a interrelação da Contabilidade com os demais setores da Administração Municipal, principalmente com o setor responsável pelas receitas tributárias e com aquele que é responsável pelo controle dos bens patrimoniais do Município;  Contábil, para a aplicação efetiva do Plano Geral de Contas. Necessário se torna esclarecer que as NBCASPs se estendem às entidades privadas, com ou sem fim lucrativo, em razão do disposto no Art. 83 da Lei 4320/64 e do Parágrafo único do Art. 70 da CF.

OBJETIVO: Apresentar e discutir o instrumental teórico e prático de natureza contábil, a ser aplicado pela Administração Municipal, conforme a legislação em vigor.  Discutir e refletir sobre a aplicação efetiva do regime de Competência no reconhecimento das receitas e despesas governamentais e suas conseqüências na situação econômica e financeira do Município.

CONTEÚDO TEMÁTICO:
1. Noções sobre a Teoria da Contabilidade e do Patrimônio Público. A legislação aplicável à gestão orçamentária e patrimonial do Município.
2. As Normas Brasileiras de Contabilidade e sua aplicabilidade no setor público e o  Plano Geral de Contas.
3. Os procedimentos de contabilidade para as operações governamentais.
4.  As demonstrações contábeis.
5. Exercícios

HORÁRIOS DO CURSO: Início: 9h Término: 17h

OBSERVAÇÃO: O certificado só será liberado após a comprovação do pagamento e frequência mínima de 80% da carga horária programada para o curso. No caso de Nota de Empenho o participante levará a Fatura/Nota Eletrônica em nome da Instituição e o certificado será enviado, pelos correios, após o pagamento da Fatura.


PROFESSOR:
HERALDO DA COSTA REIS - Mestre em Ciências Contábeis pelo Instituto Superior de Estudos Contábeis, da Fundação Getúlio Vargas (ISEC/FGV). Área de Concentração: Contabilidade Gerencial - dez/1988. Contador pela UFRJ. Professor dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação Latu Senso da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro – FACC/UFRJ. Professor das disciplinas de Contabilidade Pública, Auditoria Governamental, Orçamento Público e Administração Financeira dos cursos de Pós-Graduação das UFPE, UFPR, UFCE, UFRN, PUC-MG, PUC-GO, CESUPA e outras. Consultor Técnico e parecerista do Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM, nas áreas de Orçamento, Contabilidade, Administração Financeira, Auditoria e Finanças Públicas. Coordenador de Ensino, da Escola Nacional de Serviços Urbanos do IBAM, nas áreas de Orçamento, Contabilidade, Administração Financeira, Auditoria e Finanças Públicas. Coordenador do Centro de Estudos Interdisciplinares em Finanças Públicas da ENSUR/IBAM. Consultor em vários projetos internacionais. Coordenador técnico dos projetos da parceria IBAM/BNDES sobre a LC No. 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal). Autor e co-autor de livros e artigos sobre finanças, orçamento, contabilidade e auditoria, dentre os quais os seguintes livros: O que os Gestores Municipais devem saber; Contabilidade e Gestão Governamental, Estudos Especiais e A Lei 4.320 Comentada. Professor da Escola Nacional de Serviços Urbanos ENSUR-IBAM/RJ. Membro da Comissão de Contas Públicas do Conselho Federal de Contabilidade.


fazer inscrição


« listagem dos cursos

Rua Buenos Aires, 19 - Centro

Rio de Janeiro / RJ

20070-021

Tel.: (21) 2142-9797

Fax: (21) 2537-1262

ibam@ibam.org.br