Gestão do Fluxo de Caixa para Municípios

INSCRIÇÕES ABERTAS
Períodode 22/05/2018 até 24/05/2018
Presencial
Modalidade EAD
Investimento R$ 1.040,00
Boleto bancário, até uma semana antes do início do curso, com 10% de desconto ou em 3 x sem juros no cartão de crédito.
Para descontos especiais entre em contato com a Secretaria de Cursos pelo e.mail: sec-ensur@ibam.org.br :
  • 2 matrículas = 10% de desconto
  • 3 matrículas ou mais = 15% de desconto
  • Entidades associadas ao IBAM = 20% de desconto.
Vagas 20
Carga horária 21 Horas
O curso
Dentre as demonstrações exigidas pelas Normas Gerais de Direito Financeiro às entidades governamentais destacam-se o Balanço Financeiro e a Demonstração do Fluxo de Caixa por atividades, esta de conformidade com a NBCT 16.6 do Conselho Federal de Contabilidade, a ser implantada no âmbito dos Municípios a partir de 2013. A importância destas demonstrações se traduz pelo caráter das suas informações, que nos revelam as origens e aplicações de recursos de caixa, bem como nos auxiliam na identificação  de desperdícios e de possíveis soluções para os problemas de natureza financeira que prejudicam a execução de ações governamentais.
Objetivo
Os efeitos das operações de caráter financeiro no Patrimônio Financeiro e no Fluxo de Caixa do Município, tais como: gestão de convênios; lançamentos prévios das receitas tributária, contratuais e de transferências constitucionais; anistia, extinção de créditos tributários e de natureza contratual; incentivos fiscais, alienações de bens, fundos especiais, dívida ativa em cobrança administrativa e cobrança judicial etc.. As demonstrações do Balanço Financeiro e do Fluxo de Caixa por Atividades nos regimes misto e de competência para o reconhecimento das receitas e despesas governamentais e analisar as diferenças existentes entre ambas. Os resultados das operações financeiras que produziram efeitos no Patrimônio e no Fluxo de Caixa do Município. Os indicadores de caráter financeiro: a receita corrente líquida, o resultado primário, o resultado nominal e outros indicadores. 
Conteúdo programático
  • Fundamentos da gestão orçamentária e financeira das receitas e despesas e seus reflexos no Balanço Financeiro e/ou Fluxo de Caixa por atividades. 
  • Os princípios fundamentais de contabilidade e a NBCT 16.6 do CFC. O reconhecimento das receitas e despesas governamentais e os respectivos efeitos na gestão do caixa da entidade governamental. 
  • O sistema de informações orçamentárias e financeiras. O patrimônio financeiro: conceito e composição. Identificação de operações de caráter financeiro que possam produzir superávit ou déficit. 
  • O Resultado Financeiro. O superávit financeiro. O Balanço Financeiro e o Fluxo de Caixa por atividades. 
Público-alvo .
Informações

PROFESSOR: HERALDO DA COSTA REIS

Mestre em Ciências Contábeis pelo Instituto Superior de Estudos Contábeis, da Fundação Getúlio Vargas (ISEC/FGV). Área de Concentração: Contabilidade Gerencial - dez/1988. Contador pela UFRJ. Professor dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação Latu Senso da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro – FACC/UFRJ. Professor das disciplinas de Contabilidade Pública, Auditoria Governamental, Orçamento Público e Administração Financeira dos cursos de Pós-Graduação das UFPE, UFPR, UFCE, UFRN, PUC-MG, PUC-GO, CESUPA e outras. Consultor Técnico e parecerista do Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM, nas áreas de Orçamento, Contabilidade, Administração Financeira, Auditoria e Finanças Públicas. Coordenador de Ensino, da Escola Nacional de Serviços Urbanos do IBAM, nas áreas de Orçamento, Contabilidade, Administração Financeira, Auditoria e Finanças Públicas. Coordenador do Centro de Estudos Interdisciplinares em Finanças Públicas da ENSUR/IBAM. Consultor em vários projetos internacionais. Coordenador técnico dos projetos da parceria IBAM/BNDES sobre a LC No. 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal). Autor e co-autor de livros e artigos sobre finanças, orçamento, contabilidade e auditoria, dentre os quais os seguintes livros: O que os Gestores Municipais devem saber; Contabilidade e Gestão Governamental, Estudos Especiais e A Lei 4.320 Comentada. Professor da Escola Nacional de Serviços Urbanos ENSUR-IBAM/RJ. Membro da Comissão de Contas Públicas do Conselho Federal de Contabilidade.


IMPORTANTE:
A ENSUR/IBAM se reserva o direito de alterar datas, horários ou mesmo cancelar qualquer curso. Por este motivo é importante que os pré-inscritos e interessados mantenham contato com a Secretaria da ENSUR para confirmar sua realização.



fazer inscrição



« listagem dos cursos

Rua Buenos Aires, 19 - Centro

Rio de Janeiro / RJ

20070-021

Tel.: (21) 2142-9797

Fax: (21) 2537-1262

ibam@ibam.org.br