FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação: Fundamentos Legais - TURMA EM SÃO PAULO!

INSCRIÇÕES ABERTAS
Período Data do Curso: 07 de março
TURMA EM SÃO PAULO!
Modalidade Presencial
Local de realização Meliá Confort Ibirapuera - Moema - São Paulo
Investimento R$ 870,00
Boleto bancário, até uma semana antes do início do curso, com 10% de desconto ou em 3 x sem juros no cartão de crédito.
Para descontos especiais entre em contato com a Secretaria de Cursos pelo e.mail: sec-ensur@ibam.org.br :
  • 2 matrículas = 10% de desconto
  • 3 matrículas ou mais = 15% de desconto
  • Entidades associadas ao IBAM = 20% de desconto.
Vagas 20
Carga horária 8 Horas
O curso

A capacitação proposta se constitui um momento fundamental do planejamento participativo da Educação no município. Propõe-se a elaboração participativa do Conselho do FUNDEB e a troca de experiências voltadas para a concretização da política de gestão administrativo-financeira da Educação Básica, acompanhando-a e garantindo que os alunos sejam cada vez mais bem atendidos e os Profissionais do Magistério mais valorizados, conforme os objetivos do próprio Fundo.

Objetivo

Debater os aspectos relevantes sobre as principais exigências para o trabalho de acompanhamento e controle da aplicação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação.

Conteúdo programático
  • Definição e objetivo do Fundo de Manutenção da Educação Básica e Valorização do Magistério-FUNDEB, com referências históricas;
  • Composição dos recursos que compõem o FUNDEB, estudando suas revisões periódicas de per capita;
  • Caracterização dos aspectos orçamentários e financeiros do FUNDEB; 
  • Vigência do Fundo e possíveis implicações para sua alteração ou permanência.
Público-alvo Membros do Conselho de Acompanhamento e Controle do FUNDEB e demais profissionais técnicos e especialistas da Secretaria Municipal da Educação.
Informações

PROFESSORA: DEIZE CLOTILDES BARNABÉ DE MORAIS
Graduação e Licenciatura em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1969), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora do Patrocínio, em Itu (1980), com habilitação em Gestão Escolar e Supervisão Escolar e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-Unicamp (2007). Foi Professora de Ensino Médio e Fundamental, Vice Diretora, Diretora de Escola e Supervisora de Ensino na Secretaria de Educação do Estado de S. Paulo. Foi professora da Associação de Ensino Superior de Indaiatuba (de 2008 a 2017) e Diretora do Departamento de Planejamento e Administração da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Indaiatuba-SP. Foi fundadora da APAE de Indaiatuba e Diretora da Escola de Educação Especial da entidade. Foi Conselheira Consultiva, Conselheira de Preservação e Conselheira Administrativa da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba (2000-2018). 


IMPORTANTE:
A ENSUR/IBAM se reserva o direito de alterar datas, horários ou mesmo cancelar qualquer curso do Programa de Capacitação. Por este motivo é importante que os pré-inscritos e interessados em algum curso do programa mantenham contato com a Secretaria da ENSUR para confirmar sua realização.



fazer inscrição



« listagem dos cursos

Rua Buenos Aires, 19 - Centro

Rio de Janeiro / RJ

20070-021

Tel.: (21) 2142-9797

Fax: (21) 2537-1262

ibam@ibam.org.br