Direitos da Pessoa Idosa

INSCRIÇÕES ABERTAS
Período de 07/10/2019 a 20/03/2020 - Início da Turma 1: 07/10/2019 a 15/11/2019
Modalidade EAD
Investimento Gratuito
Vagas 80
Carga horária 30 Horas
O curso

Segundo dados da PNAD 2017 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), o número de pessoas no país com 60 anos ou mais somou 30,2 milhões. Estima-se que o envelhecimento da população acelere de forma a superar o número de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos até o ano de 2031.

Assim, as projeções sobre longevidade no país são positivas, mas exigem mudanças importantes em vários setores da sociedade com o engajamento das Instituições nessa construção. Com o objetivo de fortalecer o debate e instrumentalizar os profissionais, o IBAM em parceria com o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa vinculado à Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos realiza a Capacitação a distância sobre o tema, incorporando novas abordagens e capacidades no contexto das políticas públicas.

Objetivo
Sensibilizar, mobilizar e qualificar em temas relacionados à estratégia de inclusão social e aos novos desafios da população idosa, debatendo o fenômeno do envelhecimento em suas múltiplas dimensões.
Conteúdo programático


Módulo 1. Inclusão e diversidade humana.

Módulo 2. Princípios e marcos normativos dos direitos da pessoa idosa.

Módulo 3. Acessibilidade e autonomia da pessoa idosa.

Módulo 4. Políticas públicas e a pessoa idosa.

Público-alvo

O Programa se destina a apoiar perfil amplo de público, de diferentes áreas de conhecimento já que os temas serão tratados de forma transversal. É direcionado a profissionais que hoje atuam ou planejam atuar no campo dos direitos da pessoa   idosa.

- Conselheiros estaduais e municipais de direitos.

- Profissionais das áreas de saúde e assistência social, de arquitetura e urbanismo, de transporte e mobilidade urbana, de esporte e lazer.

- Profissionais da área de turismo (de hotelaria, de bares e de restaurantes, turismólogos e guias turísticos).

- Integrantes do Ministério Público, Defensoria Pública e Poder Judiciário.

- Professores do Programa EJA (educação de jovens e adultos).

- Profissionais de educação física.

- Cuidadores de idosos.

- Lideranças comunitárias e pessoas idosas. 

Informações

Com carga horária de 30h e duração de 6 semanas, o curso disponibilizará 1000 vagas. Após a PRÉ-INSCRIÇÃO pelo site do IBAM, a equipe gestora do projeto fará contato para confirmar a matrícula e dar informações sobre novas turmas.
O curso será realizado pela internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem do IBAM (AVA-IBAM) e contará com o apoio de tutoria especializada.

Conteudistas:

Louise Storni
Mestranda em Políticas Públicas em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), graduada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com pós-graduação no curso de Sociologia Urbana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e com especialização em Gênero e Sexualidade pelo Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos – CLAM/IMS/UERJ. Consultora do IBAM do Programa de Direitos, Cidadania e Políticas Públicas e Consultora do Sebrae/RJ pela Coordenação Comunidade Sebrae.

Rosimere Souza
Doutoranda em Serviço Social formada pela PUC Rio em 1989. Trajetória profissional voltada para a realização de atividades de estudos, pesquisas, diagnósticos, planejamentos, implementação e avaliação de políticas públicas na área social e política urbana. Experiência com entidades públicas e privadas, com destaque para as áreas de urbanismo, meio ambiente, direitos da criança e do adolescente e política de assistência social. Professora da Escola Nacional dos Serviços Urbanos (ENSUR IBAM) e sobre temas relacionados à política de assistência social e direitos da criança e do adolescente, conteudista do MBA em Políticas Sociais da UNIASSELVI e integrante do CPACITA SUAS, programa de capacitação sobre o Sistema Único de Assistência Social desta mesma universidade.



IMPORTANTE:
A ENSUR/IBAM se reserva o direito de alterar datas, horários ou mesmo cancelar qualquer curso. Por este motivo é importante que os pré-inscritos e interessados mantenham contato com a Secretaria da ENSUR para confirmar sua realização.


fazer inscrição



« listagem dos cursos

Rua Buenos Aires, 19 - Centro

Rio de Janeiro / RJ

20070-021

Tel.: (21) 2142-9797

Fax: (21) 2537-1262

ibam@ibam.org.br