Cursos ENSUR

 

Contabilidade Pública Municipal no contexto das NBCASP

INSCRIÇÕES ABERTAS
Períodode 29/05/2017 até 31/05/2017
Modalidade Presencial
Local de realização Rua Buenos Aires, n° 19 - Centro/Rio de Janeiro/RJ
Investimento R$ 1.040,00
Boleto bancário, até uma semana antes do início do curso, com 10% de desconto ou 3x sem juros no cartão de crédito.
Entidades associadas ao IBAM têm 20% de desconto.
Vagas 25
Carga horária 21 Horas
O curso

Os entes federativos, de modo geral, adotam as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público - NBCASP, que exigem os dois seguintes tipos de organização: Administrativo, cuja concepção releva a interrelação da Contabilidade com os demais setores da Administração, principalmente com o setor responsável das receitas tributárias e com aquele que é responsável pela gestão e controle dos bens patrimoniais do ente federativo, e Contábil para aplicação do Plano Geral de Contas. 

Objetivo

Apresentar e discutir o instrumental teórico e prático de natureza contábil, a ser aplicado pela Administração do ente federativo, conforme a legislação em vigor. Discutir e refletir sobre a aplicação efetiva do regime de Competência no reconhecimento das receitas e despesas governamentais e suas conseqüências na situação econômica e financeira do entidade governamental.

Conteúdo programático

1. Noções sobre a Teoria da Contabilidade e do Patrimônio Público
2. A legislação aplicável à gestão orçamentária e patrimonial do Município
3. As Normas Brasileiras de Contabilidade e sua aplicabilidade no setor público
4. O plano geral de contas Os procedimentos de contabilidade para as operações governamentais
5. As demonstrações contábeis
6. Exercícios

Público-alvo

Técnicos da Administração Pública que atuam na Contabilidade, Orçamento e Auditoria da Administração Direta, e também da Administração Indireta, bem como de entidades Jurídicas de Direito Privado com ou sem fins lucrativos que transacionam com o Poder Público.

Informações

PROFESSOR:
Heraldo da Costa Reis
Mestre em Ciências Contábeis pelo Instituto Superior de Estudos Contábeis, da Fundação Getúlio Vargas (ISEC/FGV). Área de Concentração: Contabilidade Gerencial - dez/1988. Contador pela UFRJ. Professor dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação Latu Senso da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro – FACC/UFRJ. Professor das disciplinas de Contabilidade Pública, Auditoria Governamental, Orçamento Público e Administração Financeira dos cursos de Pós-Graduação das UFPE, UFPR, UFCE, UFRN, PUC-MG, PUC-GO, CESUPA e outras. Consultor Técnico e parecerista do Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM, nas áreas de Orçamento, Contabilidade, Administração Financeira, Auditoria e Finanças Públicas. Coordenador de Ensino, da Escola Nacional de Serviços Urbanos do IBAM, nas áreas de Orçamento, Contabilidade, Administração Financeira, Auditoria e Finanças Públicas. Coordenador do Centro de Estudos Interdisciplinares em Finanças Públicas da ENSUR/IBAM. Consultor em vários projetos internacionais. Coordenador técnico dos projetos da parceria IBAM/BNDES sobre a LC No. 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal). Autor e co-autor de livros e artigos sobre finanças, orçamento, contabilidade e auditoria, dentre os quais os seguintes livros: O que os Gestores Municipais devem saber; Contabilidade e Gestão Governamental, Estudos Especiais e A Lei 4.320 Comentada. Professor da Escola Nacional de Serviços Urbanos ENSUR-IBAM/RJ. Membro da Comissão de Contas Públicas do Conselho Federal de Contabilidade.

 

IMPORTANTE:
A ENSUR/IBAM se reserva o direito de alterar datas, horários ou mesmo cancelar qualquer curso. Por este motivo é importante que os pré-inscritos e interessados mantenham contato com a Secretaria da ENSUR para confirmar sua realização.

 






« listagem dos cursos

Rua Buenos Aires, 19 - Centro

Rio de Janeiro / RJ

20070-021

Tel.: (21) 2142-9797

Fax: (21) 2537-1262

ibam@ibam.org.br