Cursos ENSUR

 

Gestão Orçamentária e Financeira

INSCRIÇÕES ABERTAS
Períodode 26/04/2017 até 28/04/2017
Modalidade Presencial
Local de realização Rua Buenos Aires, n° 19 - Centro. Rio de Janeiro/RJ
Investimento R$ 1.040,00
Boleto bancário, até uma semana antes do início do curso, com 10% de desconto ou 3x sem juros no cartão de crédito.
Entidades associadas ao IBAM têm 20% de desconto.
Vagas 25
Carga horária 21 Horas
O curso

O processo de gestão orçamentária e financeira no âmbito da Administração Pública obedece a uma série de regras impostas pela legislação, dentre as quais as que se relacionam com a gestão por caixa única e a gestão por fundos especiais.

As mudanças de natureza contábil que ora se executam têm reflexos na organização da informação sobre a gestão orçamentária e financeira, principalmente com a adoção do regime de competência no reconhecimento das receitas e despesas governamentais, o que será demonstrado em um dos relatórios pertinentes e exigidos pela legislação.

O curso visa apresentar e discutir temas  de alta significância para o participante, a partir dos quais lhe será propiciado o instrumental necessário ao desenvolvimento das suas atividades na Administração da Entidade.

Objetivo

Capacitar o participante para o planejamento e a execução de todo o processo de elaboração do orçamento municipal, fundamentado na participação da sociedade e na aplicação das normas e princípios vigentes. Neste curso dar-se-á especial atenção ao conceito da visão sistêmica do orçamento.

Conteúdo programático
  • O Controle na Administração Pública;
  • Os Aspectos Legais e Administrativos do Controle;
  • Diretrizes para a Implantação e Implementação de um Sistema de Controle; 
  • O Cronograma de Desembolso; 
  • A Programação Financeira; 
  • As Unidades de Desempenho; 
  • Relatórios.
Público-alvo

Técnicos e responsáveis pelas atividades contábeis e orçamentárias da Administração Municipal bem como outros profissionais interessados.

Informações

PROFESSOR:
Heraldo da Costa Reis
Mestre em Ciências Contábeis pelo Instituto Superior de Estudos Contábeis, da Fundação Getúlio Vargas (ISEC/FGV). Área de Concentração: Contabilidade Gerencial - dez/1988. Contador pela UFRJ. Professor dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação Latu Senso da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro – FACC/UFRJ. Professor das disciplinas de Contabilidade Pública, Auditoria Governamental, Orçamento Público e Administração Financeira dos cursos de Pós-Graduação das UFPE, UFPR, UFCE, UFRN, PUC-MG, PUC-GO, CESUPA e outras. Consultor Técnico e parecerista do Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM, nas áreas de Orçamento, Contabilidade, Administração Financeira, Auditoria e Finanças Públicas. Coordenador de Ensino, da Escola Nacional de Serviços Urbanos do IBAM, nas áreas de Orçamento, Contabilidade, Administração Financeira, Auditoria e Finanças Públicas. Coordenador do Centro de Estudos Interdisciplinares em Finanças Públicas da ENSUR/IBAM. Consultor em vários projetos internacionais. Coordenador técnico dos projetos da parceria IBAM/BNDES sobre a LC No. 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal). Autor e co-autor de livros e artigos sobre finanças, orçamento, contabilidade e auditoria, dentre os quais os seguintes livros: O que os Gestores Municipais devem saber; Contabilidade e Gestão Governamental, Estudos Especiais e A Lei 4.320 Comentada. Professor da Escola Nacional de Serviços Urbanos ENSUR-IBAM/RJ. Membro da Comissão de Contas Públicas do Conselho Federal de Contabilidade.

 

IMPORTANTE:
A ENSUR/IBAM se reserva o direito de alterar datas, horários ou mesmo cancelar qualquer curso do Programa de Capacitação. Por este motivo é importante que os pré-inscritos e interessados em algum curso do programa, mantenham contato com a Secretaria da ENSUR para confirmar sua realização.

 






« listagem dos cursos

Rua Buenos Aires, 19 - Centro

Rio de Janeiro / RJ

20070-021

Tel.: (21) 2142-9797

Fax: (21) 2537-1262

ibam@ibam.org.br