Cursos ENSUR

Municípios e a Gestão do Consumo da Energia Elétrica

INSCRIÇÕES ABERTAS
Períodode 15/05/2017 até 29/05/2017
Modalidade EAD
Investimento Gratuito
Vagas 60
Carga horária 10 Horas
O curso

Considerando o atual cenário de risco de escassez na oferta de energia elétrica e os aumentos sucessivos do valor da tarifa, o curso apresenta-se como uma oportunidade para se debater a importância da adoção de novos métodos e de ações para redução do consumo e uma participação mais ativa do Município no planejamento das estratégias de uso da energia elétrica.
O curso abordará o cenário da energia elétrica no país e a importância da adoção de ações de eficiência energética e da Gestão Energética Municipal nos segmentos de consumo do Município.

Objetivo

Sensibilizar os gestores e os técnicos municipais para a eliminação dos desperdícios de energia elétrica encontrados nas diversas unidades consumidoras municipais e incentivar a criação de uma Unidade de Gestão Energética Municipal, responsável pela gestão do consumo de energia elétrica e pelas ações de eficiência energética do Município.

Conteúdo programático
  •  Energia e Meio Ambiente
  •  Energia Elétrica
  •  Energia Elétrica no Município e Gestão Energética  Municipal  (GEM)
  •  Atuação da Unidade de Gestão Energética Municipal  (UGEM)
  •  Benefícios Resultantes com a Aplicação da Gestão Energética Municipal (GEM)
Público-alvo

Gestores municipais, bem como aos técnicos da Administração Municipal, interessados em reduzir de forma eficiente, o consumo de energia elétrica do Município.

Informações

CONTEUDISTAS:

Luciana Hamada
Arquiteta e urbanista pelas Faculdades Integradas Silva e Souza - RJ, Mestre em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, na área de concentração em Conforto Ambiental e Eficiência Energética. Coordenadora Técnica do IBAM, com 15 anos de experiência em eficiência energética, conforto ambiental e gestão energética municipal. Atualmente coordena as atividades voltadas para a implementação da Metodologia de Planos Municipais de Gestão da Energia Elétrica (PLAMGEs) e de ações de eficiência energética em Municípios. 

Carlos Magno Pereira
Engenheiro de Operação em Eletrônica pela UFRJ, Mestre em Educação Tecnológica pela Oklahoma State University Oklahoma/USA (1974). Experiência como gerente de projetos do Ministério de Educação / Banco Mundial. Professor do CEFET/RJ (Professor e Coordenador do Curso de Eletrotécnica – nível técnico 2º grau e do Curso de Pós-graduação – Mestrado de Educação Tecnológica). Coordenador de Programas de Qualidade Total do CEFET/RJ e demais unidades da rede federal de ensino. Consultor, tendo como principais clientes o SEBRAE/RJ e o Instituto Nacional de Tecnologia (INT). Consultor do IBAM e Multiplicador certificado na Metodologia de Elaboração de Planos Municipais de Gestão da Energia Elétrica – PLAMGEs. 

Luiz Rapini Neto
Engenheiro Eletricista pela Fundação Educacional de Bauru - atual UNESP, Bauru/SP, Pós-graduado em Perícias de Engenharia e Avaliações pela UNISANTA – Santos/SP (1998). Profissional com mais de 30 anos de experiência no setor elétrico, atuando em concessionária de distribuição de energia elétrica. Experiência na coordenação de projetos (PROCEL Reluz, Luz na Terra, Luz no Campo e Luz para Todos), eficiência energética e relações institucionais. Consultor do IBAM e Multiplicador certificado na Metodologia de Elaboração de Planos Municipais de Gestão da Energia Elétrica – PLAMGEs. 

Roberto Vasques Wood
Engenheiro Eletricista pela Fundação Educacional de Barretos, Pós-graduado em Engenharia de Planejamento de Sistemas de Distribuição, Gerenciamento de Sistemas de Distribuição Engenharia da Qualidade. Possui 34 anos de experiência profissional na área de distribuição de energia no setor elétrico, atuando em projeto, construção, manutenção, comercialização, gestão de serviços técnicos e comerciais. Consultor do IBAM e Multiplicador certificado na Metodologia de Elaboração de Planos Municipais de Gestão da Energia Elétrica – PLAMGEs. 


IMPORTANTE:

As bolsas (gratuidade) são destinadas a gestores e técnicos municipais que atuem com o tema. A secretaria de cursos da ENSUR confirmará a matrícula com antecedência de uma semana do início do curso.

A ENSUR/IBAM se reserva o direito de alterar datas, horários ou mesmo cancelar qualquer curso. Por este motivo é importante que os pré-inscritos e interessados em um algum tema do programa, mantenham contato com a Secretaria da ENSUR para confirmar sua realização.


 






« listagem dos cursos

Rua Buenos Aires, 19 - Centro

Rio de Janeiro / RJ

20070-021

Tel.: (21) 2142-9797

Fax: (21) 2537-1262

ibam@ibam.org.br