Cursos ENSUR

 

Mecanismo de Desenvolvimento Limpo: MDL Programático

INSCRIÇÕES ABERTAS
Períodode 11/09/2017 até 18/09/2017
Modalidade EAD
Investimento Gratuito
Vagas 60
Carga horária 10 Horas
O curso

Em 2012, ao final do primeiro período de compromissos do Protocolo de Quioto, a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em sua 18O reunião (COP-18), discutiu estratégias a serem adotadas para o segundo período de compromissos do Protocolo, que vigorará até 2020.

Uma das estratégias utilizadas foi o Programa de Atividades ou MDL Programático, que adota o conceito de escala, o que deve reduzir custos na busca das reduções certificadas de emissões (créditos de carbono) potencializando as contribuições para a mitigação da mudança global do clima e para o desenvolvimento sustentável nos países em desenvolvimento com o fortalecimento e a construção de Alianças Público Privadas (APP).

Objetivo

Propiciar a compreensão dos conceitos incidentes no Programa de Atividades do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL Programático), com vistas a potencializar a mitigação dos gases de efeito estufa (GEE) e propiciar seu desenvolvimento em Municípios de pequeno porte e no trabalho executado por associações e organizações de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis.

Conteúdo programático
  • Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. Ciclo de projeto no MDL.
  • Escalas das atividades de Projeto no MDL.
  • MDL Programático – Vantagens do Programa de Atividades (Poá).
Público-alvo

Técnicos e profissionais de áreas do saneamento básico. Gestores e técnicos dos Governos municipal, estadual ou federal; Demais interessados na implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Informações

CONTEUDISTA: 

Sílvia Martarello Astolpho

Engenheira Civil pela Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas. Especialista em Resíduos Sólidos pela União Europeia. Gestora Ambiental pela Fundação de Ensino Octávio Bastos - UNIFEOB Mestre em Saúde Pública pela Universidad Americana – UA. 


IMPORTANTE:

As bolsas (gratuidade) são destinadas a gestores e técnicos municipais que atuem com o tema. A secretaria de cursos da ENSUR confirmará a matrícula com antecedência de uma semana do início do curso.

 

Os Certificados para os cursos gratuitos serão emitidos mediante a solicitação e contribuição de R$ 20,00.


A ENSUR/IBAM se reserva o direito de alterar datas, horários ou mesmo cancelar qualquer curso. Por este motivo é importante que os pré-inscritos e interessados em um algum tema do programa, mantenham contato com a Secretaria da ENSUR para confirmar sua realização.






« listagem dos cursos

Rua Buenos Aires, 19 - Centro

Rio de Janeiro / RJ

20070-021

Tel.: (21) 2142-9797

Fax: (21) 2537-1262

ibam@ibam.org.br