Cursos ENSUR

Etiqueta PBE Edifica de Eficiência Energética em Edificações

INSCRIÇÕES ABERTAS
Períodode 30/10/2017 até 01/11/2017
Modalidade Presencial
Local de realização Rua Buenos Aires, n 19 - Centro
Investimento R$ 1.040,00
Boleto bancário, até uma semana antes do início do curso, com 10% de desconto. 3x sem juros ou em até 18x no cartão de crédito. Entidades associadas ao IBAM, 20% de desconto.
Vagas 25
Carga horária 21 Horas
O curso

Entre os anos de 2009 e 2010, foram publicados pelo Inmetro os regulamentos técnicos para etiquetagem de eficiência energética das edificações brasileiras, que pode variar do nível “A” (mais eficiente) ao “E” (menos eficiente).
Em junho de 2014, o Governo Federal promulgou a Instrução Normativa MPOG/SLTI Nº 02, que dispõe sobre a obrigatoriedade do uso da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) nas edificações públicas federais. 
Com exceção das edificações públicas federais, a etiquetagem é concedida em caráter voluntário às demais edificações públicas. No entanto, o Plano Nacional de Eficiência Energética (PNEf), publicado em 2011, estabelece metas para a compulsoriedade por categorias, sendo 2020 para os demais edifícios públicos, 2025 para edificações comerciais e de serviços e 2030 para residências.
Desta forma, em breve, caberá ao gestor municipal a consideração dos novos índices nas suas instalações para a obtenção da etiquetagem e nas atualizações dos Códigos de Obras e Edificações e Cadernos de Encargos.

Objetivo

Apresentar as diretrizes básicas para etiquetagem do nível de eficiência energética em edificações, desenvolvidas pela ELETROBRAS PROCEL e o Inmetro, no âmbito do Programa Brasileiro de Etiquetagem, com vistas a fornecer elementos técnicos às Prefeituras Municipais e aos Governos Estadual e Federal para cumprimento de suas responsabilidades quanto ao atendimento dos requisitos de sustentabilidade e eficiência energética em prédios públicos, bem como nos instrumentos jurídicos que regulam os espaços construídos.

Conteúdo programático
  • Aspectos de Conforto Ambiental e Uso Eficiente de Energia em Prédios Públicos
  • Introdução ao RTQ-C e conceitos
  • Classificação da eficiência da envoltória
  • Classificação da eficiência do sistema de condicionamento de ar
  • Classificação da eficiência do sistema de iluminação
  • Incorporação do tema nos códigos de obras
  • Processo de etiquetagem e informações adicionais
  • Estratégias para alcançar o nível “A”
Público-alvo

O curso é dirigido aos gestores públicos, engenheiros, arquitetos e demais profissionais relacionados com o tema eficiência energética e edificações.

Informações

PROFESSORES:
Luciana Hamada
Arquiteta e urbanista pelas Faculdades Integradas Silva e Souza - RJ (1997), mestre em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), na área de concentração em Conforto Ambiental e Eficiência Energética. Coordenadora Técnica do IBAM, com 15 anos de experiência em eficiência energética, conforto ambiental e Gestão Energética Municipal. Atualmente coordena as ações voltadas para a implementação da Metodologia de Planos Municipais de Gestão da Energia Elétrica em Municípios. Membro da Secretaria Técnica de Edificações do Procel Edifica, participando da elaboração dos Regulamentos para Eficiência Energética de Edifícios. Professor da Escola Nacional de Serviços Urbanos ENSUR-IBAM.

Myrthes Marcele F. Santos
Arquiteta e Urbanista pela FAU/UFRJ (1992), Especialista em Sistemas Energéticos pela Universidade do Amazonas (1996), Mestre em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ (2000) e MBA em Administração pela COPPEAD/UFRJ (2009). Mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de projetos na área de eficiência energética e sustentabilidade, abrangendo os segmentos: empresarial, gestão energética municipal, iluminação pública e edificações. Colaborou no planejamento e estruturação de diversos cursos e livros, tendo mais de vinte artigos científicos publicados. Atua como consultora e instrutora em programas do Sebrae, Redetec, IBAM, Eletrobras/Procel e outras instituições. Professor da Escola Nacional de Serviços Urbanos ENSUR-IBAM.

Paulo Roberto Lopes do Nascimento
Engenheiro eletricista (UERJ) com pós-graduação em Eficiência Energética em Edificações (UVA) e Mestrando em Arquitetura e Urbanismo (UFF), coordenador do curso de Formação de Consultores para Avaliação do Nível de Eficiência Energética em Edificações – Método Prescritivo Procel Edifica/Inmetro, atua como consultor na aplicação dos regulamentos de eficiência energética de edificações comerciais, de serviços, públicas e residenciais. Professor da Escola Nacional de Serviços Urbanos ENSUR-IBAM.

 

IMPORTANTE:

A ENSUR/IBAM se reserva o direito de alterar datas, horários ou mesmo cancelar qualquer curso do Programa de Capacitação. Por este motivo é importante que os pré-inscritos e interessados em algum curso do programa mantenham contato com a Secretaria da ENSUR para confirmar sua realização.



fazer inscrição



« listagem dos cursos

Rua Buenos Aires, 19 - Centro

Rio de Janeiro / RJ

20070-021

Tel.: (21) 2142-9797

Fax: (21) 2537-1262

ibam@ibam.org.br