Redação Oficial

INSCRIÇÕES ABERTAS
Períodode 27/11/2017 até 29/11/2017
Modalidade Presencial
Local de realização Rua Buenos Aires, n 19 - Centro
Investimento R$ 1.040,00
Forma de pagamento: Boleto bancário, até uma semana antes do início do curso, com 10% de desconto ou 3x sem juros no cartão de crédito. Entidades associadas ao IBAM têm 20% de desconto.
Vagas 25
Carga horária 21 Horas
O curso

Na Comunicação Oficial, em que se articulam e se integram várias linguagens, o  documento  escrito, ao  registrar, controlar, informar, dinamizar  a  informação interna e entre segmentos e órgãos,  assim como entre o Serviço Público e os cidadãos, tem o poder de legitimá-la. Vale o escrito.

Para atingir seus objetivos, projetar uma imagem de competência e profissionalismo, atendendo aos princípios de impessoalidade, publicidade e eficiência da Administração Pública, o servidor público deve produzir um texto conciso, claro, objetivo, coeso, coerente e correto.

Diante da tarefa de escrever, surgem as perguntas: Que escrever? A quem escrever? Com que finalidade? Que ideias selecionar? Como ordená-las? Como articulá-las? Quais são os clichês, modismos e vícios de linguagem geradores de distorções e fragilidades no texto? Como evitá-los? Em que consistem as estratégias para planejar e redigir atos oficiais de forma atualizada, correta e adequada às características da Comunicação Oficial?

Para responder a essas perguntas, no curso Redação Oficial serão realizadas atividades de produção e reescrita de textos oficiais de interesse funcional e cotidiano dos participantes, estimulando sua postura crítica em relação à leitura de textos próprios e alheios.

Se possível, solicita-se ao participante que selecione um documento oficial produzido em sua realidade administrativa para ser objeto de análise crítica nas sessões práticas do curso.

 

Objetivo

Proporcionar a aquisição de conhecimentos específicos em relação às regras e normas da Redação Oficial, com o objetivo de obter uma comunicação eficaz,   facilitando a comunicação interna e externa.

Conteúdo programático
  • Vícios de linguagem e clichês que comprometem a comunicação escrita.
  • Organização das ideias.
  • Articulação  das ideias. Identificação e prática dos mecanismos de coesão e coerência textuais.
  • Aspectos gerais da redação oficial.
  • Comunicação oficial: características de uso, análise, planejamento e elaboração de  documentos oficiais.
  • Subsídios gramaticais: apresentação com destaque  para elementos de ortografia, concordância, regência e pontuação.
Público-alvo

Servidores que atuem na elaboração e reestruturação de documentos oficiais.

Informações

PROFESSORA: 

Maria Helena Nagib Jardim

Mestre em Comunicação e Cultura – UFRJ. Especialização em Letras Vernáculas - Língua Portuguesa UFRJ. Licenciada em Letras Português – Francês UFRJ. Professora de Língua Portuguesa, dedicada, em especial, a projetos que enfatizam aspectos culturais, o domínio da leitura e o da comunicação. Coautora de livros e material didático para o ensino da leitura. Coautora do Manual de Redação Oficial da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, publicado em outubro de 2008. Professora de Língua Portuguesa dos cursos de capacitação do Sistema de Educação a Distância – FESP/RJ. Professora do curso Língua Portuguesa – uma nova proposta, do Projeto de Desenvolvimento Profissional da FESP/RJ. Professora do Curso de Redação Oficial para funcionários do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro – FESP/RJ. Professora de Língua Portuguesa do Curso de Especialização em Administração Pública – CEAP – FESP RJ. Professora de Prática de Ensino e Didática Especial de Português e Francês da Faculdade de Educação da UFRJ. Professora de Português do Centro de Estudos Brasileiros da Embaixada do Brasil em Buenos Aires. Coordenadora e Professora de Língua Portuguesa do Departamento de Línguas Modernas da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires. Professora de Português e Cultura Brasileira do Mestrado em Ciências da Linguagem do Instituto Nacional do Professorado Joaquín V. Gonzaléz, Buenos Aires. Membro de bancas de Língua Portuguesa em concursos públicos da FESP RJ, Fundação João Goulart e Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro SMA.

 

IMPORTANTE:

A ENSUR/IBAM se reserva o direito de alterar datas, horários ou mesmo cancelar qualquer curso. Por este motivo é importante que os pré-inscritos e interessados mantenham contato com a Secretaria da ENSUR para confirmar sua realização.



fazer inscrição



« listagem dos cursos

Rua Buenos Aires, 19 - Centro

Rio de Janeiro / RJ

20070-021

Tel.: (21) 2142-9797

Fax: (21) 2537-1262

ibam@ibam.org.br