Cursos ENSUR

Planos de Resíduos Sólidos: desafios e oportunidades no contexto da PNRS

INSCRIÇÕES ABERTAS
Períodode 16/10/2017 até 13/11/2017
Modalidade EAD
Investimento R$ 90,00
Boleto bancário, até uma semana antes do início do curso, com 10% de desconto. 3x sem juros ou em até 18x no cartão de crédito. Entidades associadas ao IBAM, 20% de desconto.
Vagas 60
Carga horária 30 Horas
O curso

A Gestão adequada dos resíduos sólidos deve ser abordada de forma integral e sistêmica e constitui um grande desafio para os municípios brasileiros que enfrentam processos de urbanização crescentes com o incremento na geração dos resíduos sólidos, baixa qualificação técnica e limitações orçamentárias. Os danos ao meio ambiente e a saúde pública são evidentes e é preciso destacar a disposição inadequada dos resíduos em lixões que compromete a qualidade do solo e dos recursos hídricos.

Os Planos de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), com a promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), passam a ser precondição para que municípios acessem recursos do Governo Federal para infraestrutura ligada a esses serviços. Os Planos se firmam, assim, não somente como garantia de acesso aos recursos, mas como ferramenta para a construção de instrumentos de gestão e o ordenamento do gerenciamento desses serviços.


Objetivo

Atualizar conceitual e metodológicamente o tema da gestão de resíduos sólidos com o propósito de municiar os participantes na elaboração de planos municipais que considerem as diretrizes definidas na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Conteúdo programático

O curso está estruturado em três unidades:

Unidade 1 – Paradigmas da gestão de resíduos sólidos

Unidade 2 – Arcabouço legal

Unidade 3 – Diretrizes para elaboração de planos de resíduos sólidos.

Público-alvo
  • Gestores e equipes técnicas das Secretarias Municipais com potencial de intervenção e tomada de decisão na construção e gestão da política ambiental do município;
  • Conselheiros municipais, dirigentes de ONGs locais e representantes da sociedade civil organizada, como lideranças comunitárias ou empresariais, em especial aqueles com participação em instâncias governativas municipais e regionais e que possam formar massa crítica e disseminar informações, bem como influir positivamente para a adoção de políticas mais sustentáveis para o município;
  • Outros: representantes dos governos estaduais e federal que atuem em unidades descentralizadas ou gerências regionais, bem como representantes do ministério público e integrantes de entidades acadêmicas e de pesquisa de interesse para região.
Informações

CONTEUDISTAS:

Andrea Pitanguy de Romani

Mestre em Gestão Ambiental pela Universidade de Montreal, Canadá em 1999, Especialista em análise e avaliação ambiental pela PUC/RJ em 1996, graduada em biologia pela Universidade de Rutgers, New Jersey USA em 1994. Assessora técnica do IBAM para as áreas de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico e Social, desenvolvendo diagnósticos da situação de limpeza, elaborando planos de gestão de resíduos sólidos, assessorando a elaboração de materiais técnicos e didáticos e, mais recentemente envolvida em projetos de fomento a construção de alianças publico-privadas para a implantação de programas de coleta seletiva com a inclusão produtiva dos catadores e catadoras de materiais recicláveis. Professora de curso presencial e tutora do programa de educação a distância em gestão integrada de resíduos sólidos da ENSUR/IBAM.

Karin Segala
Assistente social, especialista em gestão ambiental urbana, com foco em Gestão de Resíduos Sólidos. Coordenadora técnica do IBAM, com atuação em assessoria a municipalidades, brasileiras e internacionais, para planejamento, implantação, acompanhamento e avaliação de programas e projetos sócio-ambientais, de estudos de regionalização em resíduos sólidos e elaboração de planos de resíduos sólidos. Também acumula larga experiência na elaboração de publicações técnicas sobre o tema dos resíduos sólidos. Professora de curso presencial e tutora do programa de educação a distância em gestão integrada de resíduos sólidos da ENSUR/IBAM.

 

IMPORTANTE:

A ENSUR/IBAM se reserva o direito de alterar datas, horários ou mesmo cancelar qualquer curso. Por este motivo é importante que os pré-inscritos e interessados mantenham contato com a Secretaria da ENSUR para confirmar sua realização.



fazer inscrição



« listagem dos cursos

Rua Buenos Aires, 19 - Centro

Rio de Janeiro / RJ

20070-021

Tel.: (21) 2142-9797

Fax: (21) 2537-1262

ibam@ibam.org.br