Plano Municipal de Saneamento

INSCRIÇÕES ABERTAS
Períodode 11/04/2018 até 13/04/2018
Modalidade Presencial
Local de realização Rua Buenos Aires, nº 19 - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Investimento R$ 1.040,00
Boleto bancário, até uma semana antes do início do curso, com 10% de desconto ou em 3 x sem juros no cartão de crédito.
Para descontos especiais entre em contato com a Secretaria de Cursos pelo e.mail: sec-ensur@ibam.org.br 
  • 2 matrículas = 10% de desconto
  • 3 matrículas ou mais = 15% de desconto
  • Entidades associadas ao IBAM = 20% de desconto.

Vagas 20
Carga horária 21 Horas
O curso

A Lei de Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico (LDNSB) estabelece princípios, diretrizes e metas para a universalização dos serviços, dando destaque à necessidade de que Municípios e Estados elaborem os seus Planos de Saneamento Básico que permitam planejamento e integração das ações relacionadas aos serviços públicos de saneamento básico, bem como para o acesso a recursos do Governo Federal para infraestrutura nessa área.



Objetivo

Oferecer insumos técnicos, metodológicos e teóricos para a elaboração de planos de saneamento que considerem as diretrizes definidas na LDNSB, busquem a sustentabilidade dos serviços e fomentem o controle social.

Conteúdo programático

1. Panorama da Gestão do Saneamento Básico no Brasil.

2. Arcabouço Legal do Saneamento Básico.

3. Aspectos Institucionais, Regulação e Fiscalização.

4. Processo participativo e controle social.

5. Plano Municipal de Saneamento Básico: diagnóstico, prognóstico e proposições.

6. Caracterização do Município.

7. Aspectos técnicos e operacionais:

   - Abastecimento de água: adução, tratamento, reservação, distribuição, ligações domiciliares;

   - Esgotamento sanitário: ligações domiciliares, redes de coleta, estações de bombeamento e estações de tratamento;sistemas individuais para destinação e tratamento de esgotos sanitários e águas servidas (fossas sépticas, filtros anaeróbios, sumidouros etc);

   - Drenagem e manejo de águas pluviais urbanas;

   - Resíduos sólidos: serviços de limpeza urbana (varrição, limpeza e poda verde); serviços de manejo de resíduos (coleta, transporte, tratamento e disposição final).

8. Gestão compartilhada.

Público-alvo

Técnicos e profissionais de áreas do saneamento básico, de águas pluviais urbanas, de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Gestores e técnicos do governo municipal ou estadual. Demais interessados na implantação de políticas públicas de saneamento básico.

Informações

PROFESSORAS:

KARIN SEGALA:
Assistente social, especialista em gestão ambiental urbana. Coordenadora técnica do IBAM, com 20 anos de atuação em assessoria a municipalidades, brasileiras e internacionais, para planejamento, implantação, acompanhamento e avaliação de programas e projetos sócio-ambientais, de estudos de regionalização e elaboração de planos de saneamento básico e de gestão de resíduos sólidos. Também acumula larga experiência na elaboração de publicações técnicas sobre o tema. Professora de curso presencial e tutora do programa de educação a distância da ENSUR/IBAM.


PATRÍCIA FINAMORE
:
Engenheira Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com mestrado em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). Atua como Engenheira da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) desde 2011, responsável por coordenar e supervisionar obras, monitorar e avaliar projetos básicos e executivos de obras civis e de saneamento básico, e por conduzir a elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico. Atua como professora em gestão e regulação dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos.

 

IMPORTANTE:

A ENSUR/IBAM se reserva o direito de alterar datas, horários ou mesmo cancelar qualquer curso do Programa de Capacitação. Por este motivo é importante que os pré-inscritos e interessados em algum curso do programa mantenham contato com a Secretaria da ENSUR para confirmar sua realização.



fazer inscrição



« listagem dos cursos

Rua Buenos Aires, 19 - Centro

Rio de Janeiro / RJ

20070-021

Tel.: (21) 2142-9797

Fax: (21) 2537-1262

ibam@ibam.org.br